Esta Arte Marcial tem por característica resgatar toda Tradição Marcial dos primórdios da civilização japonesa, quando o homem vivia perfeitamente integrado consigo mesmo e com o Universo. Neste conceito, através do treinamento captamos a energia do Grande Universo e depois passamos a utilizá-la, tendo o centro do corpo como área de difusão. Através da consciência do fluxo de energia tudo é possível e podemos esquecer o uso da força física. Com a meditação, esvaziamos a mente e com a prática do Shin’ei Taido também.

Com a mente e o interior pacificados, não há medo, nem raiva, nem angústia nem pânico; saímos das emoções e dos pensamentos. Se considerarmos isto como objetos do aprisionamento humano, entramos na dimensão da Consciencia, aonde nos conduz o Shin’ei Taido. Tanto homens, mulheres, pessoas de todas as idades podem se integrar nesta prática saudável.

Seguidores

sábado, 18 de setembro de 2010

Inoue Sensei e Sokaku Takeda Sensei

























Aos 10 anos de idade Inoue Sensei e o irmão mais velho tinham aulas do estilo antigo de Judo no dojo da familia em Tanabe. O pai contratou o proeminente Kiyoichi Takagi Sensei para lecionar por 2 anos, exclusivamente para os dois. 

Os convidados para praticar no dojo, ficavam perplexos com a agilidade e técnica de Yoichiro Inoue. Seu avô convidava os melhores alunos da Kodokan para treinar com ele.

Takagi Sensei, sempre o visitava regularmente, quando Inoue Sensei montou um dojo em Tóquio, anos depois. Sempre dizia a Yoichiro Inoue Sensei que ele e os colegas visitantes ficavam muito cansados de tanto serem arremessados. Entre os visitantes citamos: Kosaburo Gejo Sensei, Almirante Takeshita entre outros.

Nos seus 13 anos de idade, a família Inoue convidou o famoso Sokaku Takeda para lecionar para eles e os Ueshiba.
Construiram um dojo especialmente para esta finalidade. O arranjo financeiro entre os Inoue e Takeda Sensei, foi enorme. A situação financeira dos Inoue era excelente, uma das famílias mais ricas do Japão, com vários empreendimentos, inclusive no ramo de imóveis, com imobiliárias.

Yoichiro, após muita insistencia começou a treinar e, para surpresa de todos, mais tarde Takeda Sensei o escolhia para as demonstrações. Takeda Sensei ficava maravilhado com as variações de técnicas de Yoichiro Inoue.

Inoue Sensei cita que discordava das técnicas, alertando que várias delas se modificavam com o fluxo livre de energia.
Em 1931, Takeda Sensei concede a titulação a Yoichiro Inoue, firmado no “eimeiroku” (artigos citam que Takeda Sensei foi cremado com vários eimeiroku, contendo listas de discípulos).

A família Inoue achava que Yoichiro devia assumir os empreendimentos familiares. Inoue Sensei foi tão convincente, que a família continuou financiando os dojos que ele queria montar (próximos das casas que tinham em diferentes regiões do Japão), assim como os seminários e cursos.

Takeda Sensei sempre o convidava como ukemi para as demonstrações, como uma parceria, tal o poder de divulgação que tinha a família Inoue, além de apresentar um Uchideshi com uma técnica refinada com orgulho. Takeda Sensei, gostava da prática em Gyaku, mas Inoue Sensei tinha treinando muitas técnicas em Gyaku desde a infância com o seu avô, geralmente aplicava um contra-golpe veloz.

Esta parceria só terminou quando o Reverendo Deguchi, pede para Inoue Sensei assumir a direção técnica no Budo Senyokai e os alunos que queriam aprender o novo estilo marcial. Mais tarde, quando ministra aula para oficiais da Força Aérea Americana e um seleto grupo da Inteligencia Americana, que denomina Shinwa Taido, posteriormente Shin’ei Taido.


Bom fim de semana.

Oss.


Baseado em entrevistas de Inoue Sensei.

2 comentários:

  1. Buenas tardes Ricardo,
    Y así se introdujo este estilo de arte marcial en Estados Unidos, muy interesante el comienzo,
    gracias por compartirlo
    un abrazo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenas Tardes, Carina,
      Realmente debe ter sido de esta manera que el Shinwa Taido se introdujó en los Estados Unidos.
      Muchas gracias por tu comentário.
      Abrazo.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails