Esta Arte Marcial tem por característica resgatar toda Tradição Marcial dos primórdios da civilização japonesa, quando o homem vivia perfeitamente integrado consigo mesmo e com o Universo. Neste conceito, através do treinamento captamos a energia do Grande Universo e depois passamos a utilizá-la, tendo o centro do corpo como área de difusão. Através da consciência do fluxo de energia tudo é possível e podemos esquecer o uso da força física. Com a meditação, esvaziamos a mente e com a prática do Shin’ei Taido também.

Com a mente e o interior pacificados, não há medo, nem raiva, nem angústia nem pânico; saímos das emoções e dos pensamentos. Se considerarmos isto como objetos do aprisionamento humano, entramos na dimensão da Consciencia, aonde nos conduz o Shin’ei Taido. Tanto homens, mulheres, pessoas de todas as idades podem se integrar nesta prática saudável.

Seguidores

domingo, 12 de setembro de 2010

Inoue o Onipresente de Ueshiba Sensei



























Stanley Pranin é considerado um dos maiores historiadores das Artes Marciais, em especial as correntes ligadas ao Aikido. Em um artigo muito esclarecedor, ele domina Inoue Sensei de o “Onipresente” em tudo que era ligado ao Aikibudo, pois ela ministrava seminários nas Escolas Militares, nas áreas ocupadas pelo Japão Imperial (como Coréia e Manchúria), alem de vários dojos espalhados pelo Japão insular, todos ligados a seita Omotoo Kyo, num total de 75. 

Ele era o representante oficial de O'Sensei Morihei Ueshiba em todos os assuntos relativos à Aikibudo, devemos lembra na época da criação do Kobukan Dojo, Inoue Sensei tinha 29 anos, com muito vigor e disposição, tendo cerca de 16 anos de prática com O'Sensei. Ele substituía O'Sensei sempre quando este estava impossibilitado por problemas de saúde. Kishomaru Ueshiba nesta época tinha apenas 10 anos de idade. 

O maior período de atividade de Inoue Sensei foi de 1935 a 1942; e quandoUeshiba O'Sensei se retira para Iwama, em 1942, ele assume tudo exceto o dojo em que está Kishomaru Sensei. É citado o apoio financeiro de tio Koshiro Inoue (irmão do pai de Inoue Sensei), para a construção do Kobukan dojo e outros dojos, tal a paixão da família Inoue por Artes Marciais, e estes acreditavam na atual Arte que estava iniciando. Yoichiro Inoue Sensei, fica à frente das atividades administrativas não financeiras e com a incumbência de ministrar aulas e seminários, além de organizá-los. 

Mesmo quando Inoue Sensei declinou em assumir a posição de primogênito Ueshiba, para sua prima-irmã casar com o famoso esgrimista Kiyoshi Nakamura (que se tornou o “segundo” primogênito mudando seu nome para Morihiro Ueshiba), ele continua à frente da administração; foi então que passaram a chamá-lo de “Onipresente” (o que foi vital para as atividades do Aikibudo não pararem, pois cinco anos após Kiyoshi Nakamura se separa e deixa de ser primogênito). 

Esta parceria Ueshiba – Inoue funcionava perfeitamente, podemos aventar até que Inoue Sensei declinou de casar-se com a prima para evitar que possíveis problemas familiares atrapalhassem o desenvolvimento do Aikibudo; tudo com a concordância de Ueshiba O'Sensei. 

Existe um período em que a seita Omotoo Kyo (assim como O'Sensei, devido aos seus laços próximos com os fundadores) passou a ser perseguida pelo governo militar japonês. Um fato muito comentado foi de que Inoue Sensei e Ueshiba O'Sensei teriam se afastado nesta época; isto, possivelmente, foi uma estratégia de ambos, para que os dojos não fossem fechados e o Aikibudo proscrito. 

Indícios mostram isto, pois existe o relato de ambos se comunicarem e Inoue Sensei fazer demonstrações e aulas à pedido de Ueshiba O'Sensei. Isto é confirmado com os praticantes do grupo de Osaka e Kameoka, que são ligados a O'Sensei e praticam com Inoue Sensei na mesma época. Enfim, todos os indícios demonstram uma perfeita sinergia de Ueshiba O'Sensei e Inoue Sensei, ambos se complementado nas partes filosófica, prática, física e administrativa o que levou o Aikibudo a ocupar um papel de destaque entre as Artes Marciais. Sem este empenho de ambos não teríamos as Artes Marciais que dela derivaram, como: Aikido, Shinwa Taido, Shin'ei Taido, Shintaido e Kitaido, assim como sua participação no Sogobudo.

Boa Semana.

Oss.

Baseado em artigos de Stanley Pranin, artigos sobre Kitaido -Sogobudo-Shintaido e fotos de época no período de 1930 a 1946.

2 comentários:

  1. Buenas tardes Ricardo,
    Muchas gracias por aclararnos la estrecha vinculacion entre O Sensei e Inoue Sensei, que es parte de la historia de nuestro precioso arte marcial, tal como lo tenemos hoy en día
    un abrazo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenas Tardes, Carina,
      Todo esto es gracias Stanley Pranin Sensei.
      Gracias por tu comentário.
      Abrazo.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails