Esta Arte Marcial tem por característica resgatar toda Tradição Marcial dos primórdios da civilização japonesa, quando o homem vivia perfeitamente integrado consigo mesmo e com o Universo. Neste conceito, através do treinamento captamos a energia do Grande Universo e depois passamos a utilizá-la, tendo o centro do corpo como área de difusão. Através da consciência do fluxo de energia tudo é possível e podemos esquecer o uso da força física. Com a meditação, esvaziamos a mente e com a prática do Shin’ei Taido também.

Com a mente e o interior pacificados, não há medo, nem raiva, nem angústia nem pânico; saímos das emoções e dos pensamentos. Se considerarmos isto como objetos do aprisionamento humano, entramos na dimensão da Consciencia, aonde nos conduz o Shin’ei Taido. Tanto homens, mulheres, pessoas de todas as idades podem se integrar nesta prática saudável.

Seguidores

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Irimi e Tenkan


Irimi significa entrar no corpo, avançando em direção ao outro em uma linha reta, sem tentar se esquivar de nada. 

Muitas vezes considerado agressivo, este chega a ser considerado um atemi no movimento; às vezes designado como Irimi Atemi. A realização perfeita de Irimi precisa da incorporação de outros elementos já vistos como Maai, Mushin e Deai ( o instante preciso), que anula o ataque de uke.

 Gradualmente na prática constante, o Irimi se torna mais preciso, forte e extremamente eficaz; por isso devemos ter cuidado com o nosso uke, para protegê-lo. No iniciante, vemos uma tendência a desviar o Hara para trás, demonstrando que a mente não está vazia e que ainda não acredita não técnica. 

Progressivamente, o movimento de entrada se torna harmônico, sem desvios. Irimi é observado nos duelos de katana, onde os dois adversários geralmente avançam. Existe na tradição a figura do duelo de dois samurais numa ponte feita de um tronco de arvore roliço. Não há como desviar, pois cairá.

Já Tenkan,seria a resposta mais natural à uma entrada ou ataque,segundo alguns autores, quando perdemos o timing de Irimi. Composto dos caracteres girar e substituir, nos dá a noção de mudança de sentido, mas novamente devemos ter a noção de Maai, Mushin e Deai. Se girarmos em Tenkan afastados do corpo de uke, este contra-atacará. Devemos estar, como em Irimi, bem próximos do corpo de uke, sem dar chance de resposta. 

Observamos nos treinos, que todo iniciante incorpora facilmente Tenkan, e quando se confunde com outra técnica que esteja realizando, executa automaticamente esta, com bons resultados.

Bons treinos.

Oss.

Baseado em vários artigos de Aikibudo, Shinwa Taido, Shin’ei Taido, Aikido e Budo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails