Esta Arte Marcial tem por característica resgatar toda Tradição Marcial dos primórdios da civilização japonesa, quando o homem vivia perfeitamente integrado consigo mesmo e com o Universo. Neste conceito, através do treinamento captamos a energia do Grande Universo e depois passamos a utilizá-la, tendo o centro do corpo como área de difusão. Através da consciência do fluxo de energia tudo é possível e podemos esquecer o uso da força física. Com a meditação, esvaziamos a mente e com a prática do Shin’ei Taido também.

Com a mente e o interior pacificados, não há medo, nem raiva, nem angústia nem pânico; saímos das emoções e dos pensamentos. Se considerarmos isto como objetos do aprisionamento humano, entramos na dimensão da Consciencia, aonde nos conduz o Shin’ei Taido. Tanto homens, mulheres, pessoas de todas as idades podem se integrar nesta prática saudável.

Seguidores

sábado, 12 de junho de 2010

Shin'ei Taido por Inoue Sensei


Neste artigo, traduzi e coloquei resumos da entrevista de Inoue Sensei, onde fala que o Shin’ei Taido é um estilo único e um pouco de sua filosofia. 

“Sensei, você poderia nos dar a sua opinião sobre o ensino Shin'ei Taido?"

Inoue Sensei respondeu:"Treino sério diariamente, orando para que nada dê errado. É bom passar um tempo orando ao kami. Um erro pode resultar em perder sua vida ou ferir seu parceiro. Ferir o parceiro, é na realidade uma derrota, você passa a ser o menor dos seres humanos. Este é o verdadeiro espírito das artes marciais japonesas.

Verdadeiro Budo japonês é uma espada de dois gumes. Com a katana de dois gumes você se corta, mas permite que o outro viva. Quando se ouve o termo espada de dois gumes, você pensa que vai cortar seu adversário, mas não bem assim. Quando você desembainha sua espada para cortar seu oponente, num instante você vê se ele se retrai ou não; ou se ele inicia o ataque. Esta é a afinidade que se originou nos tempos antigos do Japão.Com isso, você pode dizer pela primeira vez que a atitude dos japoneses está correta.

Sujeira, mesquinhez nada permanece nos praticantes de nosso dojo, saem no suor. E ninguém foi ferido neste dojo. Se praticas de forma que haja lesões, é melhor parar de praticar. Um bebê é flexível por natureza. Temos de voltar ao estado de criança. Isto é o que os seres humanos deveriam ser. Há os que não se recuperam facilmente quando feridos. Se há suor verdadeiro, nada quebra; suar exala o fundo do nosso ser. (.....)

A prática difere com as estações; se é sempre a mesma, não é verdadeira. Nós somos diferentes a cada época, não somos? (....) Então, a prática difere de acordo com a época em todos os países. Nenhuma prática é igual (1). Dez pessoas têm dez maneiras diferentes de praticar. Minha prática pode ter a mesma aparência quando vista por um terceiro, mas é sempre diferente. Não se pode ensinar matéria do elementar a um aluno do maternal. Não se pode ensinar ao aluno do elementar matéria do ensino médio.Com prática regular começa adquirir verdadeira flexibilidade no corpo. Quando você ganha flexibilidade, você pode começar a usar bokken e bo pela primeira vez. Se seu corpo não é flexível o suficiente, seus ossos vão quebrar ao usar. Se ataco alguém com bokken ou bo, derrubo de imediato.

É um princípio simples que desenvolvi ao longo dos anos. Nada tem a ver com força ou fraqueza. O que é mais forte é a Realidade da Afinidade do Universo. Você vê, se o ki pára, o resultado será terrível. Chamamos isso de "Força da Realidade da Ki" em vez de "Aiki". Estudamos a realidade através de IKI. (....)

A Realidade da Afinidade Universal está em movimento, nunca para. Se pára, tudo morre. Assim, tudo é criado durante este movimento persistente. Aprendi com Onisaburo Deguchi Sensei. O poder virtuoso brota da realidade deste estudo... O homem deve cultivar a coragem, criada por este poder virtuoso. Cultivando bem esta coragem, vai participar de uma miríade de formas na Realidade da Criação. Sem ela, nenhum perito pode criar qualquer coisa de complexidade. Esse é o ponto de início de meus estudos. E mesmo velho não sei tudo. (....)

Meu estilo tem nada a ver com as escolas Shinkage Yagyu-ryu ou Goto-ha Yagyu-ryu. Minha arte não é o hoje denominado Aikido ou outra arte marcial tradicional. (....)

Creio não haver alguém que sabe sobre os velhos tempos (2).A maioria deles já passou. Aos 85 anos retorno ao ponto do início deste estudo, aos 13 anos.”

.........(1) Tada Ima (2) Yamato Damashii?

Oss.

Baseado na entrevista de Stalin Pranin com Inoue Sensei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails